terça-feira, 12 de maio de 2009

Temporais trazem transtornos ao Agreste de Pernambuco.





POR ELEN LOPES.

Agreste pernambucano vem sofrendo com as precipitações pluviométricas. Esta semana, temporais que atingiram o município de Caruaru deixaram barragens esborrando e passagens molhadas - conhecidas como pontes baixas - submersas, atrapalhando a vida dos moradores. A situação pode piorar ainda mais, já que os meteorologistas prevêem mais chuvas durante todo o inverno deste ano.


Moradores do Alto do Moura, Saldanha da Gama, Riachão e José Liberato tiveram dificuldades de transitar nessas localidades. As inundações foram provocadas, segundo o secretário executivo da Defesa Social, Trânsito e Transporte de Caruaru, João Bosco de Alencar, por um transbordamento na barragem Pedro de Moura, em Belo Jardim.

Ontem caiu um temporal na cidade de Belo Jardim por 4 horas seguidas, causando sérios danos a estradas que ligam o município a zona rural e alagando algumas ruas da cidade. Algumas estradas da zona rural se encontram intransitáveis.
o sinal de alerta só ficará aceso quando o nível de transbordamento da Pedro de Moura atingir um metro - no momento está em dez centímetros. “Para nos prevenir, caso isso ocorra, estamos monitorando tanto a barragem de Belo Jardim quanto a Pão de Açúcar, em Pesqueira. Essas são as duas que podem nos trazer riscos. A Pão de Açúcar está chegando no limite máximo, mas ainda não sangrou”, disse. O secretário explicou ainda que a barragem Paulo Guerra, que transbordou em Belo Jardim, na quarta-feira, não traz risco aos caruaruenses, pois ela não deságua no rio Ipojuca.
Apesar de o sinal de alerta ainda não ter sido dado, o secretário executivo garantiu que cerca de 60 pessoas já estão trabalhando para retirar lixos e plantas do leito do rio Ipojuca. “Estamos tentando evitar inundações nas passagens molhadas, como as que ocorreram esta semana. Mas a população também precisa nos ajudar. Para isso basta ela não jogar entulho no rio e evitar fazer construções irregulares, que aceleram o processo de assoreamento do rio e o deixa mais estreito. Com as alterações dos leitos, o Ipojuca está bem mais raso e isso facilita a subida da água”, explicou.
Há previsão para mais chuvas fortes na região.


Fotos: Elen.

Publicidade:
Cerveja Bossa Nova
A bossa do Brasil.
Fone: 81 3721 2654
E-mail bossanova65@hotmail.com

Nenhum comentário: