quarta-feira, 6 de maio de 2009

Publicidade online ganha força na crise .

Mais barata e com medição mais precisa dos resultados, propaganda em mídia digital conquista mercado .

Uns ganham, outros perdem. A crise econômica internacional atingiu o setor de publicidade, prejudicando seus resultados. No entanto, um ramo dele promete, na verdade, sair ainda mais forte da turbulência: seu braço digital. Com vantagens sobre a mídia tradicional, a expectativa é que a publicidade online, responsável por 3,5% dos investimentos de propaganda no Brasil em 2008, alcance participação de 5% até o final do ano.

No ano passado, os anúncios em mídia digital cresceram 40% no país. Para 2009, o mercado estima alta do setor entre 30% e 25%. Nada mal para um ano de recessão mundial.

“A crise está acelerando o crescimento da publicidade online. Preço mais baixo e medição precisa do alcance dos anúncios fazem com ela ganhe destaque. Qualquer diretor de marketing num momento como este precisa saber responder quanto custa sua propaganda e qual é seu resultado. A internet permite isso”, afirma Gabriel Sáenz de Buruaga, co-CEO do grupo Havas Digital, um dos maiores grupos de publicidade do mundo.
O preço dos anúncios em mídia digital é um dos grandes atrativos. “O espaço é um dos grandes determinantes do custo de um anúncio. Como na internet ele é ilimitado, isso acaba reduzindo o valor da propaganda. Além disso, o custo para a produção das peças também é inferior ao da publicidade tradicional”, completa Buruaga.

O espaço para o crescimento do ramo ainda é enorme no Brasil. Em países anglo saxões, a participação da publicidade online nos investimentos em propaganda pula para 30%, enquanto na Europa fica em 25%.

“Países no mesmo estágio do Brasil demoraram cerca de dois anos para pular para um patamar de 8%. Com a crise, neste período, devemos alcançar entre 12% e 13%”, fala o co-CEO.

Para este ano, as expectativas para ganhar mercado são promissoras. Enquanto se espera que o investimento em publicidade caia cerca de 8% no mundo, o ramo digital deve registrar crescimento de 10%.

No Brasil, o mercado mostra-se ainda mais atrativo devido ao maior acesso à internet por parte das classes de menor poder aquisitivo. “A entrada das classes C, D e E no mundo virtual possibilita que a internet se torne uma mídia de massa, não de nicho”, fala André Zimmermann, diretor geral da Media Contacts, braço da Havas Digital no Brasil.

Mostre sua empresa:
Anuncie Aqui!
81 9232 8627

Nenhum comentário: