sábado, 30 de maio de 2009

São João do Recife terá mais de 500 apresentações em 24 dias de festa.


divulgada, nesta quarta-feira (20), a programação do São João do Recife 2009. Dominguinhos, Maciel Melo e Santanna estão entre as atrações da festa, que vai de 6 a 29 de junho. Os homenageados este ano são o paraibano Jackson do Pandeiro e o pernambucano João Silva , parceiro de Luiz Gonzaga em diversas canções, como “Pagode Russo” e “Danado de Bom”.

A organização dos festejos juninos será semelhante à do Carnaval, em polos descentralizados. Serão ao todo, seis arraiais principais: Sítio Trindade, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, Rua Tomazina, Nascedouro de Peixinhos e Colônia Z1 de Pescadores do Pina. Eles receberão 300 artistas e mais de 500 apresentações com cantores, grupos e poetas.


Além desses, haverá outros 16 comunitários espalhados pelos bairros da cidade, com apresentações de pé-de-serra, quadrilhas e grupos de dança.

A abertura oficial do São João do Recife será no dia 6 de junho, no Sítio Trindade. Na ocasião, o sanfoneiro Genaro recebe convidados num show especial onde serão apresentadas composições dos dois homenageados, Jackson do Pandeiro e João Silva.

POLOS
Cada um dos palcos do São João na capital pernambucana trará uma característica da festa. No Sítio Trindade, uma cidade cenográfica leva o público a uma típica cidade do interior, com igreja, delegacia, coreto e sala de reboco, comida junina, parque de diversão e palhoça. Já a Praça do Arsenal terá atrações para todas as idade - espetáculos de mamulengos para as crianças, quadrilha tradicional para quem quiser dançar e o som pé-de-serra.

O Pátio de São Pedro será decorada com bandeirinhas e se transforma num grande salão de arrasta-pé. A Rua da Tomazina é voltada para o público jovem e trará mistura de ritmos, com bandas e DJs. Shows de palco e quadrilhas são atrações do Nascedouro de Peixinhos e na Colônia Z1 de Pescadores do Pina, onde acontece a tradicional Procissão Fluvial de São Pedro.

QUADRILHAS
O Festival de Quadrilhas Juninas também será descentralizado. As eliminatórias acontecerão em diversas regiões da cidade, nos dias 23 e 24 de junho. Ao todo, participam da competição 90 quadrilhas adultas e 30 infantis. As finais acontecem nos dias 27 e 28 de junho (adultas) e 24 de junho (infantis), no Sítio Trindade.

As ruas do centro do Recife, no dia 18 de junho, um “Quadrilhão” pretende levar mais de 2 mil pessoas, componentes de 30 quadrilhas juninas adultas e infantis. Neste dia, ao som da Forrovioca – a Frevioca com roupagem junina - a partir das 17h, dez quadrilhas infantis concentram-se na Praça Sérgio Loreto e seguem até a Praça do Diário. A partir daí, é o momento das quarenta quadrilhas adultas seguirem até o Marco Zero, concluindo o grande cortejo.

JORNADAS
Entre 2 e 23 de junho serão realizadas as “Jornadas Gonzagueanas e Jacksoneanas” que levarão à Livraria Cultura estudiosos e artistas para discutir as obras de dois artistas, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

RELIGIOSIDADE
Em Casa Amarela, no dia 20 de junho, às 17h, são esperadas mais de três mil pessoas na “Procissão dos Santos Juninos”. A caminhada sai do Morro da Conceição às 17h em direção ao Sítio da Trindade, em homenagem os santos juninos São João, São José, Santo Antônio, São Pedro, Santa Isabel e Sant'Ana. Este ano, a procissão terá a participação especial de 30 bacamarteiros.

CAMINHADA DO FORRÓ
Dezenas de sanfoneiros, zabumbeiros e tocadores de trângulo estarão reunidos no Recife Antigo no dia 12 de junho, quando acontece a quinta edição da Caminhada do Forró acontece. A concentração será às 17h na Rua da Moeda. A saída acontece às 18h seguindo pelas Ruas Tomazina, Marques de Olinda e Bom Jesus para encontro no palco da Praça da Praça do Arsenal.

O percurso contará com a participação especial do Veio Mangaba e, puxando a Forrovioca, o grupo Karolinas com K, além de grandes nomes do forró como Josildo Sá, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Camarão, Petrúcio Amorim, entre outros. No chão, Terezinha do Acordeon comanda 60 músicos entre sanfoneiros, zabumbeiros e tocadores de triângulo. No palco do Arsenal, todos se juntam numa grande festa, com as participações inéditas de Tuca Versátil e Genival Lacerda.

FORRÓ–JAZZ, FORROBECADO
O projeto, que acontece a partir das 19h do dia 19 de junho, na Rua Mamede Simões (atrás da Assembléia Legislativa), mistura ritmos que, aparentemente, não combinam em uma inusitada “Jam”. No palco do evento estarão o maestro Edson Rodrigues, que apresenta o seu Forró-Jazz, Paulo da Rabeca e ainda o Coco de Herbert Lucena, recentemente premiado no Festival de Garanhuns.

COCOS E CIRANDAS
O Festival de Cocos e Cirandas – Na Pisada do Sítio traz programação especial no palhoção do Sítio Trindade, nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho, sempre a partir das 20h, com grupos de cultura popular. Destaque para Coco Raízes de Arcoverde, Célia Coquista, Lia de Itamaracá, e Casas Populares da BR 232.

MERCADOS
Trios pé-de-serra, repentistas, violeiros, bandas de forró e quadrilhas se apresentam nos mercados públicos do Recife entre os dias 6 e 27 de junho. Recebem a programação os mercados de Afogados, Nova Descoberta, Água Fria, Madalena, São José, Pina, Casa Amarela, Encruzilhada, Jordão e Boa Vista.

CONCERTO DE SÃO JOÃO
A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) realiza no dia 09 de Junho, às 20h, no Teatro de Santa Isabel, o "Concerto de São João", executando arranjos sinfônicos do cancioneiro junino.No programa, obras de Luiz Gonzaga e seus parceiros com arranjos de Ciro Pereira, Maestro Duda e Clóvis Pereira. A apresentação terá participação, como solista, do sanfoneiro Gennaro, que interpretará também junto a OSR obras do mestre Sivuca. A regência é do maestro Osman Gioia. Pela manhã, no dia 9 a partir das 9h, a Sinfônica realizará Ensaio Aberto para estudantes e profissionais de música. A entrada franca.

Publicidade:
Cerveja Bossa Nova
A bossa do Brasil.
Fone: 81 3721 2654
E-mail bossanova65@hotmail.com

Nenhum comentário: