terça-feira, 24 de março de 2009

TÚMULO DE JOHN WAYNE-




Vista do cemitério e túmulo
PERSONALIDADE: JOHN WAYNE, (Winterset, Iowa, 26 de maio de 1907 — Los Angeles, 11 de junho de 1979) foi um ator dos Estados Unidos da América.
Morreu aos 72 anops de idade.

BIOGRAFIA: Filho de um farmacêutico, seu verdadeiro nome era Marion Michael Morrison. Ele detestava seu nome e ao entrar para o cinema o mudou para John Wayne, que tinha mais a ver com um rapaz de 1m92 centimentros de altura e campeão de futebol, pela USC.
No ano de 1939 a carreira de Wayne foi agraciada com um divisor de águas inestimável que o lançou ao estrelato, sob a direção do lendário John Ford, o ator faz aquele que é a obra que definirá todas as principais características do cinema de faroeste clássico norte-americano, trata-se do filme:"No Tempo das Diligências". A parceria entre eles continou e realizaram juntos ainda uma série de grandes sucessos e filmes inesquecíveis (foram 22 no total), como "Rio Grande" (1950), "Depois do Vendaval" (1952), "Rastros de Ódio" (1956) e "O Homem Que Matou o Facínora" (1962), "Sangue de Herói", "Legião Invencível" e "Rio Grande" - trilogia sobre a Cavalaria -; "O céu mandou alguém", "Asas de Águia", "Marcha de Heróis", entre outros.

Se casou três vezes. A primeira em 1932 com Josephine Saenz que lhe deu quatro filhos. Em 1946 o segundo casamento com a atriz mexicana Esperanza Baur, de quem se divorciou sete anos depois para se casar com Pilar Palette com quem teve mais dois filhos.

Dirigiu os filme "The Alamo" e "Os boina verdes". Este último, de 1968, lhe causou grandes problemas. Tinha um roteiro pró-Guerra do Vietnã, o que causou a fúria dos opositores a essa intervenção militar estadunidense, que realizaram vários protestos contra a exibição do filme.
MORTE
Ele morreu de câncer, doença que o atormentava desde o final da década de 60, quando perdeu o pulmão esquerdo, em 1979

ARTE TUMULAR: Placa de bronze com relevos em alusão ao Alamo, filme que dirigiu.
LOCAL: Pacific View Memorial Park de Corona del Mar, California, USA

Um comentário:

Anônimo disse...

Visitei o túmulo, local lindo, a placa é emocionante.
César G.