sábado, 21 de março de 2009

TÚMULO DE JESUS CRISTO -






Suposto túmulo: Atual
Interior de um túmulo da época

Entrada de outro suposto túmulo
Outro suposto túmulo
Túmulo da época
Túmulo da época

PERSONALIDADE: JESUS (8-4? a.C. – 29-36? d.C.) é a figura central do cristianismo. Para a maioria dos cristãos ele é a encarnação de Deus, o "Filho de Deus", que teria sido enviado à Terra para salvar a humanidade. Acreditam que foi crucificado, morto, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia (na Páscoa). Para os adeptos do islamismo, Jesus é conhecido no idioma árabe como Isa (عيسى, transl. Īsā), Ibn Maryam ("Jesus, filho de Maria"). Os muçulmanos tratam-no como um grande profeta e aguardam seu retorno antes do Juízo Final. Alguns segmentos do judaísmo o consideram um profeta , outros um apóstata. A Bíblia é umas das principais fontes de informação sobre ele.

BIOGRAFIA BREVE:Embora tenha pregado apenas em regiões próximas de onde nasceu, a província romana da Judéia, sua influência difundiu-se enormemente ao longo dos séculos após a sua morte. Ele pode ser considerado como uma das figuras centrais da cultura ocidental.
O nome Jesus vem do hebraico ישוע (Yeshua), que significa "Jeová (YHVH) salva". Foi também descrito por seus seguidores como Messias(do hebraico משיח (mashíach, que significa ungido e, por extensão, escolhido]), cuja tradução para o grego, Χριστός (Christós), é a origem da forma portuguesa Cristo
MORTE
Depois de preso e julgado, foi condenado a morte por crucficação. Jesus foi vestido com um manto vermelho, puseram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos e na mão uma vara de bambu. Os soldados romanos zombavam dele dizendo: "Salve o Rei dos Judeus". A seguir, espancaram-no e cuspiram nele. Forçaram-no a carregar a própria cruz, até um lugar chamado gólgota. Ao vê-lo perder as forças, ordenaram a um homem, de nome Simão Cireneu, que tomasse da cruz e a carregasse durante parte do caminho.
Conduzido para fora da cidade, Jesus foi pregado na cruz pelos soldados romanos. João conta que escreveram no alto da cruz a frase latina "Iesus Nazarenus Rex Iudeorum". Puseram a cruz de Jesus entre as de dois ladrões. Antes de morrer, Jesus exclamou: "Elí, Elí, lemá sabactani" que traduzido seria "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" (Mateus 27:46).

TÚMULO: Depois de três horas, Jesus morreu. José de Arimatéia e Nicodemos depuseram o seu corpo num túmulo recém-aberto, e o fecharam com uma pedra.
LOCAL:Desconhecido

Nenhum comentário: