terça-feira, 10 de março de 2009

Por onde anda o A-ha? A caminho do Brasil!


Apesar de duas pausas na carreira, banda norueguesa continua reunindo milhares de fãs no mundo todo.


Com um nome fácil de lembrar, e cujo significado remete a exclamações positivas em várias línguas, o A-ha se tornou um fenômeno mundial 1985. Graças ao hit “Take on Me”, os noruegueses Morten Harket, Paul Waaktaar-Savoy e Magne Furuholmen ganharam as paradas de sucesso da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e depois, do mundo.
Ainda no auge do sucesso, a banda foi escolhida para fazer o tema de “007 – Marcado para morrer” (The Living Daylights). Outro grande momento do A-ha foi no Rock in Rio II, em 1991, quando o trio cantou para 198 mil pessoas no Maracanã. Um recorde de público que foi para o Guiness Book. A apresentação também virou o clipe de "Early Morning". No entanto, o sucesso estrondoso gerou não só milhões como também insatisfação aos músicos. “O que mais podemos alcançar?”, questionou Morten na época, entediado e avesso à fama. Os três resolveram, então, seguir carreira solo. Morten e Paul gravaram discos, enquanto Mags se dedicou às artes.

Quase uma década depois de dar um tempo, o A-ha voltou a gravar em grupo. Em 2000, os músicos lançaram “Minor Earth Major Sky”, com direito a concerto transmitido pela internet. Com quase 4 milhões de acessos, o show realizado em Oslo, na Noruega, foi um dos mais assistidos de todos os tempos, perdendo apenas para transmissões virtuais de Madonna e Paul McCartney.

Uma nova pausa foi programada para 2007, mas uma mudança de planos agradou aos fãs, principalmente os brasileiros. Os noruegueses, já quase cinquentões, estarão de volta ao Brasil para shows em São Paulo, no dia 25 de março, e Rio, 26.

Nenhum comentário: