quarta-feira, 25 de março de 2009

Saiba como lidar com a timidez .


Embora a maioria de nós se sinta nervosa antes de conhecer os companheiros de trabalho num novo emprego ou fazer uma apresentação em público, algumas pessoas são tão tímidas que não comparecem a festas e nem vão a um encontro amoroso. Outras não conseguem falar ao telefone com estranhos, manifestar uma opinião profissional ou social, ou até mesmo fazer uma devolução em uma loja.

Longe de ser uma catástrofe, a timidez pode ser o indicador de que a pessoa precisa trabalhar mais sua auto-estima e o seu autoconhecimento. Quando exagerada, ela pode se tornar um problema, uma vez que interfere diretamente nas relações humanas. Ela é considerada um traço de personalidade, não uma doença ou um distúrbio psicológico, e tem graus variáveis.

Qualquer que seja a causa da timidez, há meios de vencê-la. Mesmo que algumas pessoas prefiram tratá-la com um terapeuta especializado, a auto-ajuda pode resolver o problema. Em vez de acreditar que suas suposições negativas resultam em fatos, as pessoas tímidas devem começar a perceber que seus pensamentos negativos são apenas palpites.

Outro fator importante é ter coragem. O tímido deve se expor ou se colocar de propósito, em situações de desconforto, para enfrentar seus maiores temores até a ansiedade diminuir e desaparecer.

Timidez e suas principais conseqüências

A timidez pode atrapalhar o indivíduo na conquista de seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, interferindo diretamente em suas vidas. Os tímidos passam a ter dificuldades para fazer amigos, em arrumar parceiros amorosos, em apresentar pesquisas no colégio, faculdade ou trabalho. Também encontram dificuldades quando precisam participar de reuniões e exporem seu ponto de vista.

Sintomas da timidez

-Inibição e passividade;

-Auto-Imagem negativa (pensamentos negativos sobre si mesmo e as situações);

-Baixa auto-estima e autoconfiança

-Medo de avaliação negativa e de parecer "bobo" diante dos outros;

-Insegurança (medo de fracassar, de ser rejeitado e parecer ridículo);

-Preocupação excessiva com as opiniões e julgamentos alheios;

-Pouco contato visual, baixo volume de voz, rubor e gagueira;

-Reduzida expressão corporal;

-Dificuldade de se apresentar;

-Necessidade constante de inventar desculpas e de recusar convites;

-Sentimentos de vergonha, tristeza e solidão.

Dicas para vencer a timidez:

- Domine a ansiedade;

- Enfrente situações temidas;

- Aprenda a receber e fazer elogios,

- Pare de esperar o pior;

- Encontre seu próprio estilo;

- Seja menos perfeccionista

Nenhum comentário: