quarta-feira, 6 de junho de 2012

Remédio ajuda quimioterapia a combater câncer de próstata



O FDA (Administração Americana de Alimentos e Remédios, em inglês) autorizou a utilização de um remédio para pacientes com câncer de próstata avançado. Essas pessoas já passaram por quimioterapia, mas o câncer continua em metástase. De acordo com o pesquisador Dr. Charles Ryan, professor associado da clínica médica da Universidade da Califórnia e do Centro Helen Diller Family Comprehensive Cancer, o tratamento hormonal Johnson & Johnson's Zytiga quando adicionado a terapia padrão com esteróides dobra o tempo para a progressão do câncer de próstata, com relação a pacientes tratados apenas pela quimioterapia.

O câncer de próstata é tratável para os 200 mil americanos que descobrem a doença a cada ano, se for diagnosticado antes que se espalhe. Apesar disso, cerca de 30 mil homens morrem por ano. Quando o câncer se espalha ele geralmente vai para os ossos, onde se torna resistente aos bloqueadores de testosterona normais e a terapias hormonais.

O Zytiga é um componente único que luta contra o tumor. Ele penetra na célula cancerígena e diminui a produção de testosterona, matando rapidamente as células danificadas e evitando a propagação. Além disso, a droga continua efetiva depois da metástase do câncer, enquanto outros remédios perdem o efeito.

Um novo estudo da Universidade da Califórnia inclusive mostra que o novo medicamento pode ser prescrito muito antes da progressão da doença, especialmente antes da metástase, com resultados surpreendentes.

O FDA ainda precisa aprovar o Zytiga para uso precoce e não irá fazê-lo até pelo menos o próximo ano, quando os resultados finais dos estudos forem publicados. Entretanto essa é uma esperança para pacientes com câncer de próstata em estágio avançado, que precisariam recorrer a outros tratamentos.

Nenhum comentário: