sexta-feira, 22 de junho de 2012

Os segredos da Kabbalah

 

 com mais de 250 mil exemplares vendidos em todo o Mundo, «O poder da Kabbalah - 13 Prncípios para Superar Desafios e Alcançar a Plenitude» é um best-seller internacional. O seu autor, Yehuda Berg, descende de uma longa linhagem de mestres cabalistas e é responsável por vários best-sellers mundiais, sendo considerado pela revista Newsweek como «a maior autoridade mundial sobre Kabbalah». Berg é ainda co-director do «Kabbalah Centre International», uma organização sem fins lucrativos destinado à divulgação e ao ensino da sabedoria cabalística.

Embora a religião tenha sido dada à humanidade para nos unir, para nos aproximar, movidos por um propósito maior, não foi só isso que aconteceu. Nada causou mais separação e destruição do que a religião organizada. A sua forma de considerar as próprias crenças melhores do que as dos outros – causando divisão entre as pessoas – levou a incontáveis guerras e a derramamento de sangue em massa. A sabedoria, por outro lado, encoraja-nos a reunirmo-nos, a sermos um, a utilizarmos a nossa conexão com o Criador – Deus, Alá, Jesus, Buda ou seja qual for o nome que quisermos dar à força de Deus – para nos unirmos sob a sua energia. 
«Toda a gente pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar-se a si mesmo», Lev Tolstói.
 
O antigo ensinamento da Kabbalah é baseado na união perfeita das leis espirituais e físicas que já existem na nossa vida. É a primeira vez na História que estas são aplicadas a todas as pessoas de todos os quadrantes da vida, de diferentes fés e religiões.
O primeiro kabbalista foi Abraão, conhecido na Bíblia como o pai da religião, que escreveu «O Livro da Formação». Depois veio Moisés, que não só recebeu os Dez Mandamentos e o conhecimento espiritual na forma da Bíblia, mas também ensinou a utilização de ferramentas kabbalísticas práticas para se viver bem.

Por volta do século XIV, a Kabbalah começou a emergir do total secretismo em que se encontrava. Diz-se que Zohar, uma fonte reconhecida de grande sabedoria espiritual, tão antiga como a própria Bíblia, foi desenterrado pelos Cavaleiros Templários em Jerusalém e levado de novo para a Europa. Aliás, os kabbalistas foram perseguidos durante séculos por causa dos seus esforços para fazer com que o Zohar estivesse disponível para todos. Mesmo depois de mortos, os esforços dos kabbalistas não foram em vão, já que as mesmas pessoas que lhes tinham tirado a vida acabavam por descobrir o quanto eles eram pessoas justas e sábias.

Esta tem sido a história da revelação da Kabbalah através dos séculos.
«Aqueles que dançavam eram considerados completamente loucos por aqueles que não conseguiam ouvir a música», Angela Monet

O primeiro dos Treze Princípios Espirituais da Kabbalah que são apresentados neste livro, «Não acredite numa única palavra que lê. Teste as lições que aprende», já data do segundo século. São como 13 lições de ouro para se iniciar o estudo da Kabbalah. Mas, como diz o autor, «o objectivo deste livro não é pregar, mas sim ensinar humildemente. Por esta razão, peço-lhe que não aceite cegamente as lições aqui apresentadas. Em vez disso, procure resultados palpáveis na sua experiência pessoal. Quando os encontrar, descobrirá a sabedoria no seu coração».

Em resumo, a base dos ensinamentos de Berg consiste na ideia de que a consciência humana tem o poder de criar a transformação pessoal e colectiva e que a Kabbalah pode ser um instrumento desta transformação, independentemente das bases religiosas ou espirituais de cada um.

Nenhum comentário: