domingo, 3 de junho de 2012

Michael Fassbender, muito prazer.



Se você assistiu a "300" (2006) e "Bastardos Inglórios" (2009), deve se lembrar do ator Michael Fassbender. Mais pelo segundo, em que ele interpreta o tenente Hicox, que finge ser um oficial alemão e não se dá muito bem com o disfarce porque escorrega, em uma taverna, ao gesticular para pedir uísque.

Fassbender, 34 anos, é um nome em ascensão no cinema internacional. Nascido na Alemanha e criado na Irlanda, ele teve quatro filmes lançados em 2011. A imprensa norte-americana esperava que por dois deles, "Shame" e "Um Método Perigoso", ele pudesse concorrer ao Oscar. Não rolou.

Uma boa oportunidade para conferir se o diz-que-diz sobre o talento (e a beleza) de Fassbender correspondem à entrega: neste fim de semana, "Shame" começará a ser exibido em pré-estreia em diversas cidades brasileiras. O lançamento está previsto para 16 de março.

No filme, dirigido pelo inglês Steve McQueen, Fassbender interpreta um novaiorquino solitário e obcecado por sexo, com dificuldades de relacionamento com a irmã (Carey Mulligan, de "Educação") e, a rigor, com toda mulher que não seja prostituta.

Exibido no Festival de Veneza, em que Fassbender ganhou o prêmio de melhor ator, "Shame" tem cenas de sexo mais ousadas do que a média da produção internacional. O medo de polêmica talvez reduza o seu circuito no Brasil; exibidores costumam ter medo de "ofender" o público.

Um dos melhores momentos do filme, no entanto, traz todos os atores principais com roupa: um plano-sequência, ambientado em um restaurante, em que Mulligan canta "New York, New York", com a câmera presa ao seu rosto. Que rosto, e que cena.

Em DVD...
...a Universal está lançando "Jane Eyre", um dos quatro filmes estrelados por Fassbender em 2011. Adaptação do romance de Charlotte Brontë ambientado no século 19, escala o ator no papel de Mr. Rochester, o novo patrão da governanta do título (interpretada por Mia Wasikowska, de "Alice no País das Maravilhas" e em cartaz com "Albert Nobbs").

Na TV...
...os canais Telecine começarão a exibir neste sábado "Sexo sem Compromisso", comédia romântica com Natalie Portman e Ashton Kutcher como um casal que faz um acordo para apenas transar, sem envolvimento emocional. Parece ousado, mas, comparado com "Shame", vira sessão da tarde.

Nenhum comentário: