domingo, 24 de junho de 2012

Pessoas morrem mais no dia do próprio aniversário


E se você pudesse adivinhar quando vai morrer? O dia e o ano exatos são impossíveis, mas a data em si não. O mais provável é que você morra no seu aniversário. Mais irônico, impossível.
A descoberta, divulgada pela publicação Annals Of Epidemology (Anais da Epidemologia), afirma que pessoas com mais de 60 anos tem 14% de chance a mais de falecer enquanto apaga as velhinhas. As causas de morte mais recorrentes nesse dia são: ataque do coração, derrame, suicídio e quedas acidentais.
Não há uma razão clara para explicar esse mórbido fenômeno. Existem duas vertentes. Uma põe a culpa nos excessos: a quantidade de comida e bebida ingerida poderia causar indisposições inesperadas. A outra hipótese é baseada puramente na psicologia. No nosso aniversário somos confrontados com a ideia do nascimento, mas também com a morte. A pessoa pode fazer uma retrospectiva de sua vida e pensar: “É isso, já fiz o que tinha que fazer. Vou embora”.
O escritor William Shakespeare, a atriz Ingrid Bergman e o político Franklin Roosevelt Jr. (filho do ex-presidente dos EUA) são exemplos que confirmam essa estatística sinistra.

Nenhum comentário: