quarta-feira, 30 de maio de 2012

Gene pode ser a chave para a criação do contraceptivo masculino.



Pesquisadores escoceses descobriram que um único gene modificado em ratos machos é capaz de alterar o desenvolvimento de espermatozóides, causando a infertilidade. Especialistas acreditam que a descoberta é um passo importante em direção ao tão esperado contraceptivo masculino que seja reversível, não necessite de cirurgia e nem de hormônios.
Esse gene foi descoberto enquanto os cientistas induziam mutações em um grupo de ratos e verificavam que ações poderiam deixá-los inférteis. Isso fez com eles observassem o Katnal1, gene que controla as proteínas necessárias para manter a integridade estrutural dos espermatozóides. Ao alterá-lo, o organismo continuava produzindo esperma – embora os espermatozóides não conseguissem “nadar” por não terem uma estrutura forte.
Como as proteínas fabricadas por esse gene só agem sobre o esperma em um estágio avançado de sua produção, o material genético dos espermatozóides não é alterado.
Ainda não podemos dizer, com certeza, que a “pílula” masculina irá alterar esse gene específico e que será possível reverter seus efeitos – mas cientistas estão confiantes de que estão no caminho.

Nenhum comentário: