domingo, 27 de maio de 2012

As Cataratas do Iguaçu foram formalizadas na noite de sexta-feira como uma das Sete Maravilhas Naturais do planeta.







As Cataratas do Iguaçu foram formalizadas na noite de sexta-feira como uma das Sete Maravilhas Naturais do planeta, com a entrega de uma placa da Fundação New Seven Wonders às autoridades e um espetáculo para os moradores da região.
O presidente da fundação, Bernard Weber, afirmou que «nunca antes as maravilhas da natureza haviam alcançado o estatuto das maravilhas feitas pelo homem» e atribuiu o resultado a um «momento histórico» de consenso mundial.
As Sete Maravilhas Naturais foram anunciadas em novembro de 2011, após votação popular e mundial por telefone e através da Internet.
Foz do Iguaçu é um município brasileiro do estado do Paraná, do qual é o sétimo mais populoso, com 255.900 habitantes, conforme estimativa do IBGE. A distância rodoviária até a capital do estado é de de 643 quilômetros. Sua área é de 617,701 km², dos quais 61,200 km² estão em perímetro urbano.
É o segundo destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul.
Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia, que em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
A sede tem uma temperatura média anual de 20,4°C, a vegetação do município é de Mata Atlântica e cerrado. Com uma taxa de urbanização da ordem de 99,00%, O município contava em 2009 com 55 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,788, considerando-se assim como médio em relação ao estado do Paraná
Integra uma área urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai e Puerto Iguazú, na Argentina, países com os quais a cidade faz fronteira. Iguaçu é topônimo indígena, podendo ser decomposto, na forma, originalmente, em ig (água) e açu (grande), onde, por acréscimo de uma vogal, a atual denominação. Seus moradores são designados usualmente pelo gentílico iguaçuenses.   Foz do Iguaçu conta com um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, além de um aeroporto internacional, servido pelas principais companhias aéreas nacionais e algumas internacionais.
Além das conhecidas atrações turísticas, conta com uma grande variedade de restaurantes, churrascarias, bares e casas noturnas e também o maior shopping center do oeste paranaense Cataratas JL Shopping, com mais de 48,500 m² e 140 lojas.
O acesso rodoviário é feito pela BR-277, cujo término se dá na Ponte da Amizade. 

Nenhum comentário: