quinta-feira, 9 de abril de 2009

Recife à francesa .



Um rápido olhar no Recife é suficiente para perceber a forte influência européia na arquitetura da cidade.
Mercado de Sao José conserva estrutura de ferro igual ao Mercado de Grenelle, em Paris. Foto: PCR/Divulgação
Da França, o engenheiro Louis Vauthier trouxe traços neoclássicos na construção de importantes monumentos históricos. A Aliança Francesa realizou no último domingo um passeio ciclístico pelos principais pontos turísticos com influência francesa. O evento faz parte da programação do Ano da França no Brasil. A partir desta iniciativa, o Viagem convida o leitor para uma breve volta no Recife à française. De preferência adote uma bicicleta, no melhor estilo parisiense, e aproveite o feriadão da Semana Santa para desbravar a sua cidade.


Urbanização do Recife Antigo lembra ruas parisienses. Foto: Plínio Santos/Divulgação
O ponto de partida é o Marco Zero, onde, segundo o professor da UFPE e urbanista Tomas Lapa, a semelhança com Paris é perceptível. "O formato das ruas se abrindo, a avenida Rio Branco e a rua Marquês de Olinda, tudo é muito semelhante ao traçado da capital francesa da época do barão Haussmann, responsável pela reforma urbana de Paris", comenta o professor.

De lá para o Mercado São José é um pulo. O mais antigo edifício pré-fabricado em ferro no país, inaugurado em 7 de setembro de 1875, foi inspirado no Mercado de Grenelle, em Paris. O prédio perdeu um pouco de sua feição original depois de passar por reformas, quando colocaram combogós de cimento, em substituição às venezianas de madeira e vidro. Mas a estrutura de ferro está intacta. O passeio é histórico, mas o visitante aproveita a oportunidade para fazer compras de artesanato e frutas da região, já que o preço é amigável.

Nenhum comentário: